terça-feira, 15 de julho de 2008

As Sereias do Ensino Eletrônico

Postado por Silvana Bioto

Conclusão do texto de Paulo Blikstein e Marcelo Knörich Zuffo

A tecnologia pode ajudar a escola levar os seus alunos a um novo paradigma desde que a tecnologia esteja a serviço das metas educacionais e não a serviço da criação de novas necessidades artificiais . A aprendizagem deve ocorrer com e não a partir dos computadores.
Sabemos que este é um desafio, que oferece muitos problemas, mas também novas oportunidades para as situações de aprendizagem ocorrerem.
Precisamos ir além da utilização do computador e da Internet como ferramenta de digitação, correio eletrônico e pesquisa bibliográfica.Entretanto, a utilização destas ferramentas requer preparo do professor, ele precisa dominar a utilização dos diversos softwares disponíveis, criar situações que favoreçam a aprendizagem e a construção do conhecimento por meio destes recursos. Isto requer uma formação teórica, bom senso e criatividade do professor.
A educação também pode ser agente ativo no sentido de adaptar tecnologias ao processo educativo e fazer com que elas estejam a serviço do bem-estar do ser humano e não sejam usadas como instrumento de dominação.
Tornando assim, a sala de aula menos linear e mais interativa. Que será mais atraente e poderá prender a atenção dos inquietos alunos destes novos tempos.

Nenhum comentário: